Trajetória

 

Robson Paiva Zanola, o Cabo Zanola, é vereador por São João del-Rei desde o início de 2013. Foi eleito com 1162 votos aos 32 anos de idade em sua primeira participação em eleições. Obteve destaque ao ser o único bombeiro eleito para um cargo público em todo o estado de Minas Gerais.

Ainda muito jovem sua vida foi marcado pelo trabalho, quando atuou como eletricista junto a seu pai, garçon, ourives e locador de charretes para turistas. Mas o seu grande sonho sempre foi o de salvar vidas. Em 1998 ingressou no Corpo de Bombeiros obtendo êxito em todas as provas. Nos quase 14 anos de serviço Zanola honrou a classe e sempre se preocupou com as reivindicações dela, o que o motivaria mais tarde a ingressar na política. Seu trabalho recebeu destaque sendo homenageado no fim de 2012 em Juiz de Fora pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militares de Minas Gerais.

Cabo Zanola ficou conhecido por participar nas manhãs de segunda feira no Jornal das Dez, com o grande Geraldinho da Rádio São João del Rei. Além de informar o trabalho desenvolvido pelos bombeiros, ele dava dicas de segurança doméstica, o que o fez ficar conhecido também como “O amigo da dona de casa”.

Cabo Zanola é graduado em direito pela Instituo Presidente Tancredo de Almeida Neves, o IPTAN, desde 2007, tendo obtido aprovação no exame da OAB antes mesmo da conclusão do curso. É pós-graduando em Processo Civil pela Universidade Internacional de Curitiba e doutorando em Direito Público pela Universidade Federal de Mar del Plata, na Argentina, aprofundando seus conhecimentos sobre  Desenvolvimento Econômico para a geração de empregos, arrecadação e rendas.