Indicação do vereador Cabo Zanola que destina recursos para política antidrogas é aprovado por unanimidade na Câmara

Aprovado por unanimidade na reunião extraordinária desta quarta-feira (28) o Projeto 7076 que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder subvenção social para a Associação Beneficente Elifaz – ABEL, responsável pela Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos Renascer.

O projeto de autoria do executivo, foi idealizado pelo vereador Cabo Zanola que acompanha de perto o reconhecido trabalho da clínica de recuperação Renascer em São João del-Rei e região. O projeto chegou na Casa Legislativa em janeiro e tem o objetivo de formalizar por meio de lei a parceria entre o município e a entidade.

“Desde 2000 a Casa Renascer tem desenvolvido um importante trabalho no município e na região. Atualmente 80% dos internos não conseguem contribuir financeiramente com a casa, o que faz com que a igreja que é provedora desse sistema assuma toda a responsabilidade. As políticas antidrogas devem ser vistas como uma questão muito mais ampla do que necessariamente uma pessoa que faz o uso da substância. Quando nós tiramos essa pessoa do vício e oferecemos a ela um tratamento digno, estamos lutando contra a criminalidade, priorizando a promoção da saúde pública e buscando uma sociedade melhor e mais justa para todos”, defendeu o vereador.

Ronaldo Heitor, dependente químico em recuperação e ex interno da clínica, fez uso da palavra na tribuna e defendeu a aprovação do projeto. “Graças a casa de recuperação Renascer hoje eu tenho um novo pensamento, consigo conviver com a minha dependência química. Nós sabemos que essa doença não tem cura e que precisa ser cuidada diariamente, foi exatamente isso que eu aprendi durante meu tratamento. Por isso essa causa é tão importante para ajudar na recuperação de famílias, que é a área mais afetada pela dependência química”, discursou.

O projeto foi aprovado em segundo turno em reunião extraordinária desta quinta-feira (29) e terá duração de doze meses.